quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Happy New Year !

Pronto, 2010...já era!
Para nós, o ano fica para a história como o Ano Zero da Long Way.
Percorremos cerca de 4.000 km "dentro e
fora de portas" muito bem
acompanhados por grupos fantásticos, sempre dispostos a descobrir novos
caminhos.
Começamos em Maio com o projecto "Long Way Home" que teve inicio em Barcelona e terminou no Porto depois de 9 dias de viagem inesquecíveis. Foi um privilégio cruzar toda a cordilheira dos Pirenéus e Picos da Europa com um grupo fabuloso de aventureiros em plena
Primavera.
Motos a diesel
abutres suicidas, saladas de 1.500 metros, enfim.... houve de tudo! Esta já ninguém nos tira!
Depois, veio o Passeio ao Ge
rês. Mais uma vez, reunimos uma grande caravana de 20 motos para
uma passeata fantástica pelo coração do Minho. Na memória, para além das paisagens de cortar a respiração, fica um merecido banho de piscina no fim da contenda seguido de u
m belíssimo almoço na Pensão Manuel Pires.
A terminar o ano, o Douro 100%. Foram cerca de 700 km em três dias nos quais fic
amos a conhecer a fundo a região do Douro. Paisagens únicas, estradas do me
lhor, gastronom
ia top e mais uma vez...um grupo de eleição!
Por tudo isto e muito mais, o balanço de
2010 é francamente positivo.
Em 2011, contem connosco!

Um Grande Abraço a todos e....Feliz Ano Novo!!!

Sérgio, Tiago e Manel

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal


Bom meus caros, o Natal está aí à porta e a mensagem é simples. Um Feliz Natal a todos e venha de lá esse Novo Ano porque este....já era!

Sérgio

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Douro 100 % - 3º....e ultimo dia.

Diz-se por aí que o Domingo é dia de descanço. Errado! No nosso caso é dia de trabalho e a primeira foto do dia confirma-o totalmente!
Resulta que um dos carros de apoio decidiu deixar de colaborar e como tal....toca a fazer exercício fisico logo pela manhã.
Uma vez resolvidos os problemas mecânicos, regressamos à estrada para os ultimos 160 km do passeio. Mais uma vez fomos brindados com um grande dia de sol e um cenário magnífico. A começar esperava-nos uma estrada regional que se estende ao longo de toda a Barragem de Vilar. Depois uma pequena ligação até Lamego para a primeira paragem do dia. Uma vez repostos os níveis de cafeína entramos na última parte do percurso. A estrada que liga Lamego a Porto Antigo tem que se lhe diga, especialmente para quem já carrega às costas 450 km de curvas! A margem esquerda do Douro encheu-nos as medidas e foi dificil não parar para fazer as fotos da praxe. Seguiu-se um almoço revigorante em cima do rio e um regresso tranquilo até à mui nobre cidade invicta. Paaramos no Castelo do Queijo para a foto da praxe e....fim de festa.
Em jeito de comentário final é mais do que justo dizer que o Douro 100% foi uma bela jornada de luta. Mais uma vez, conseguimos reunir um grupo excepcional que foi sem dúvida a alma de todo o passeio. Pela nossa parte resta-nos agradecer a todos o facto de se juntarem a nós para mais uma grande "passeata".
Ir "para fora cá dentro" continua a ser uma excelente opção para quem gosta de andar de moto.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Douro 100% - 2º Dia






Fechamos o 1º dia de luta em grande! Em pleno jardim do Solar dos Canavarros serviram-nos 3 belos jarros de sangria que caíram lindamente. É claro que, se a caravana soubesse o que os esperava no dia a seguir talvez se tivesse ficado pela primeira rodada mas....é o que é!
Mesmo assim não houve atrasos e às 8.00h já estava tudo prontíssimo à volta da mesa do pequeno almoço.
Saímos de Sabrosa em grande. Para começar um belo dia de sol. Depois uma estrada deslumbrante até ao Pinhão. Ideal para o "shake down"! E já com os pneus quentinhos seguimos a bom ritmo até à primeira paragem para o café em Vila Nova de Foz Côa. Na verdade tratou-se mais de uma paragem para "reanimação" que se revelou absolutamente fundamental. É que estava prestes a ser servida uma das surpresas do dia. A estrada do Mazouco, junto ao Douro Internacional teve tanto de surpreendente como de exigente e o sol quente do meio-dia já se fazia sentir. E com mais uma grande fotografia para o album de recordações lá continuamos em frente rumo a Figueira de Castelo Rodrigo. Pelo meio, mais uma grande estrada com passagem obrigatória por Barca D´Alva.
Às 13.30 abrimos as hostilidades gastronómicas. Optamos por uma "refeiçazinha leve" à base de arroz de costelas, açorda, cabrito, vitela no tacho e outras iguarias, tudo muito bem regado por uma selecção de vinhos da região! E devidamente reconfortados lá partimos a babar e a dormir para a segunda parte do percurso. Custou....mas valeu a pena! Esperava-nos uma piscina fantástica num convento fabuloso algures em Sernancelhe. Terminamos com uma selecção de produtos regionais servida no claustro e um jantar inesquecível na capela do convento.
E à medida que os digestivos íam fazendo efeito lá fomos subindo aos quartos para mais uma merecida noite de sono.




Que vida dura!

sábado, 30 de outubro de 2010

Douro 100% - Dia 1

Ora sejam muito bem aparecidos! O prometido é devido e como tal, cá estamos de novo para vos dar conta dauilo que foi o primeiro dia do nosso passeio ao Douro.
Tal como previsto, no passado dia 10 de Setembro saímos à hora do local combinado. Ningúem faltou à chamada! Ao entardecer, a bomba de gasolina da Galp na A4 tranformou-se num parque fechado para receber 7 motos e 2 carros de apoio devidamente engalanados! E estava feito o grupo dos 18 que haveria de rumar ao coração do Douro para mais uma grande viajem de moto.
Já se sabia que o jantar estava a 160 km de distância. O que não se sabia é que tinhamos de fazer por merecê-lo! Ao fim de 70 km, saímos da Auto-Estrada e começou a festa. A estrada Mesão Frio/Régua revelou-se um belo aperitivo para o resto do percurso. O sol de fim de tarde e o primeiro contacto com o rio serviram de inspiração para a primeira "cervejola" da tarde servida na Régua em plena margem esquerda do Douro. É por estas e por outras que nunca nos pode faltar o belo do carro de apoio!
Às 19.ooh voltamos para a estrada devidamente preparados para o segundo desafio do dia. Cerca de 80 Km de estrada às curvas, encravada nos sucalcos, feitos parcialmente.....à noite! Fantástisco! O cheiro da terra e da vinha e a temperatura amena que se fazia sentir arrumaram definitivamente com o "stress" acumulado de uma semana de trabalho.
Terminamos em Sabrosa, à volta de uma belíssima mesa carregada de boa disposição. À sobremesa, uma merecida noite de sono no Solar dos Canavarros.




quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Douro 100% - 1º Acto



Meus Caros,
A começar, aqui fica o nosso mais do que devido pedido de desculpas pelo "post" tardio.
Com efeito, alguns problemas do foro tecnológico, associados à dificuldade de agregar e selecionar as centenas de fotografias por todos recolhidas, não nos permitiram chegar mais cedo ao vosso contacto. E aínda que, nem tudo esteja completamente resolvido, aqui fica o primeiro registo daquilo que foi um fim-de-semana inesquecível por terras do Alto Douro Vinhateiro.
Em jeito de balanço final, podemos dizer-vos que este, foi provavelmente um dos melhores passeios de 3 dias jamais realizados pela Long Way. O grupo que se juntou, a paisagem que encontramos, o tempo que se fez sentir ao longo de todo o passeio e o espirito que se gerou, transformaram esta bela passeata num grande momento da nossa ainda curta mas recheada história.
E porque não seria justo, reunir apenas num "post" tudo aquilo que vivemos durante o fim de semana, aqui vos deixamos a promessa de em breve partilhar em detalhe convosco, cada dia da nossa grande "jornada de luta".
Entretanto, aqui ficam as primeiras imagens da viagem e o nosso agradecimento a todos os que nos seguem, aqui ou pela estrada fora!


Sérgio, Tiago e Manel




segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Douro 100% - Reconhecimento do Percurso

Caros Amigos,

O reconhecimento do percurso da nossa passeata ao Douro no próximo fim-de-semana está feito e devo dizer-vos....que belo reconhecimento!!!
Mas antes de entrar no percurso em si, vale a pena descrever-vos aquilo que foi mais uma grande aventura da Long Way!
Para começar, saímos do Porto às 19.00h p.m., o que quer dizer que o grande parte do trajecto foi feito....à noite!
Terminamos aquela que será a primeira etapa do nosso passeio em Sabrosa às 22.00h e tivemos a primeira grande surpresa. O Douro está em festa....total! Para os mais virados para a vertente intelectual temos a decorrer em pleno Douro Vinhateiro o festival de cinema - Douro Film Harvest e no dia da nossa chegada às 22.00h a Junta de Freguesia leva à cena o filme, "Diários de Motocicleta"! Ah....digam lá! Nem de propósito!
Quem não quiser cinema, tem sempre a possibilidade de se misturar numa das festa de rua que a Vila promove e posso dizer-vos que o "filme" é igualmente de campeonato! Não vai faltar uma grandessíssima banda popular a animar o belo do "arrasta pé"!!!
A nós, tocou-nos a festa branca de Sabrosa levada a cabo em pleno coração da Vila, nesse belo espaço de diversão nocturna que é....o Lagoa Azul! Tivemos direito a recepção de boa vindas e a whiski à borla por ordem do simpático proprietário.
Mas Sabrosa...estava visto e a luta tinha de continuar. Uma vez feitas as despedidas e porque o relógio não pára, havia que seguir viagem para cumprir a segunda etapa do passeio. Aí pela meia noite e meia, viramos as costas à festa e toca a rolar porque havia muita estrada para "bater".
E quando já pensávamos que o resto da noite seria passado a comentar os mexericos da sociedade "sabrosense", eis que nos deparamos com mais uma grande surpresa! Ao virar da esquina numa pequena povoação perto de S.João da Pesqueira percebemos que, aínda que sem qualquer intenção, acabávamos de invadir mais um recinto de festa. Atravessamos de carro um pequeno espaço que separava mais um grande nome da musica popular portuguesa do seu animado público! Saímos ilesos e muito confiantes! Daí para a frente, haveriamos de parar em todas as romarias que se nos atravessassem pela frente! E aasim foi. De arraial em arraial, haveriamos de chegar pelas 5.00h da manhã a Alfandega da Fé!
Dormimos um par de horas e ala que se faz tarde! Rumamos a Sernacelhe e finalmente ao Porto onde chegamos pelas 23.00h.
Do percurso propriamente dito.....não vos vou revelar grande coisa. Digo-vos apenas que vai ser inesquecível e.....muito trabalhoso! Não vão faltar paisagens deslumbrantes, estradas fabulosas e momentos de pura diversão. Os locais de paragem foram duas belíssimas apostas e já está tudo pronto para nos receber.
Sexta-Feira às 17.00h arrancamos estrada fora para mais uma grande página do nosso curriculum!
Lá vos esperamos em local a divulgar nos próximos dias, para mais uma grande aventura!


Um abraço



Sérgio, Tiago e Manel

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Douro 100%


Caros Amigos,


O prazo das inscrições para o nosso passeio de 10,11 e 12 de Setembro chegou ao fim.
É com particular satisfação que mais uma vez vos dou conta de uma adesão total a mais esta iniciativa da Long Way. Já somos 7 motos e .....1 carro!
A todos aqueles que, sem reserva decidiram acompanhar-nos desde a primeira hora, aqui fica bem expresso o nosso agradecimento.
Pela nossa parte está tudo preparado e tudo faremos para vos proporcionar um grande fim-de-semana. Os hoteis e o percurso já estão definidos e posso-vos garantir que ninguém vai ficar desiludido.
Gozem bem as vossas férias porque não tarda nada está tudo a "trabalhar" aos comandos de uma moto, em estradas de campeonato! Façam bastante exercicio porque vêem aí muitas curvas e contra-curvas e vai ser preciso músculo para enfrentar o desafio. No inicio de Setembro entraremos em contacto com todos para vos dar as coordenadas de mais uma bela aventura.
Aos que até ao momento ainda não decidiram se vão ou não, aqui fica a garantia de que tudo faremos para os incluir na caravana, caso decidam ir. Infelizmente, a partir deste momento já não podemos garantir alojamento aos retardatários nos locais previamente reservados, mas estou certo que, caso nos queiram acompanhar qualquer coisa se "há-de arranjar".
Aos que desta vez não podem alinhar connosco, aqui fica a garantia de num futuro próximo vos continuar-mos a propor novos projectos de grandes aventuras de moto de estrada.
Um Grande Abraço a todos e......Boas Férias!
Sérgio, Manel e Tiago


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Douro 100% - Inscrições até 30 de Julho




Meus Caros,


Falta pouco para as férias e há que começar a afinar a agenda para a "reentré" motociclistica!
Como já sabem, 10,11 e 12 de Setembro rumamos ao Douro para um grande passeio de moto.
Assim, aqui vos deixo algumas informações acerca do programa das festas!
Dia 10 (Sexta-Feira) saímos do Porto pelas 17.00h para a primeira etapa. E se pensam que se trata apenas de uma etapa de ligação estão muito enganados! Com efeito, após um ligeiro "Shake Down" de 70 km em Auto-estrada, entramos numa bela estrada de curvas que nos conduzirá até Sernancelhe. À espera, teremos um vista deslubrante para a Albufeira de Vilar!
No Sábado....começa a luta! Já com as "baterias carregadas" e definitivamente afastados da vida mundana, iniciaremos uma etapa de 250 km pelas mais belas estradas do Douro Internacional. Cruzamos o Rio em Barca D´Alva e paramos para uma sessão de fotos do grande Penedo Durão.
Feitas as fotos da praxe, seguimos em frente a rolar até ao final da etapa onde teremos à espera uma merecida piscina para referescar as ideias e sacudir o pó dos ossos!
Domingo dia 12, voltamos à estrada para uma manhã plena de condução e paisagens arrebatadoras. Após 100 km de percurso, será tempo de por os "pés debaixo da mesa" para um almoço de encerramento algures numa margem do Rio que dá nome à passeata.
Porque se trata de um período complicado para reservar alojamento na região, peço a todos os interessados que nos confirmem a vossa presença até ao fim deste mês de Julho. Como sabem, em Setembro o Douro está ao rubro com as vindimas e já não há muitos locais disponiveis para acolher a caravana. Até ao final de Julho, os "pilotos" chegam-se à frente com 150 € e as/os penduras com 120. O "singelo" contributo dá direito a dormida e pequeno almoço em sitios escolhidos a dedo, percurso de campeonato pelas melhores estradas da região, um pin, boa disposição q.b. e uma palmada nas costas!
Toca a marcar na agenda e a comunicar a presença à organização!

Um Grande Abraço...


Sérgio, Tiago e Manel





segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gerês - 10 de Julho

Caros Amigos,


Antes de mais, aqui vos queremos deixar o nosso sincero agradecimento pela vossa presença no passeio de Sábado. Queremos que saibam que pela nossa parte, foi um privilégio rolar um par de Km em tão boa companhia.
Depois, agradecer a tolerância demonstrada por toda a caravana. Na verdade, não estavamos à espera de um número tão elevado de participações. Alguma pressão associada aos "bugs" da tecnologia fizeram com que, ainda que por escassos momentos, tenhamos andado "às aranhas". Esperamos que o nosso empenho e vontade de fazer bem, superem os poucos km que "acrescentamos" ao percurso.
Uma palavra também para os que assumiram a tarefa de fechar os grupos. Foi sem duvida uma grande ajuda ver o amarelo florescentes dos coletes do Afonso e do Manel na cauda do pelotão! Aos dois...muito obrigado!
Dito isto....vamos "ao que interessa"! Para começar, alerto já para o formato do "Post"! Fazendo jus às caracteristicas do passeio vou escrevê-lo aos zigue-zagues!
Nós tinhamos prometido! À parte da Auto-estrada, só faríamos duas rectas!
Era ou não era a sério?
Pois é! A verdade é que, a nossa bela passeata foi um hino à condução. Foi fantástico olhar pelo retrovisor e ver 20 motos atrás a serpentear no meio da paisagem! Não é todos os dias que se vê um "comboio" de motos com cerca de 500 metros a rasgar o Minho ao meio!
Por outro lado, há que salientar também a ausência de incidentes. Fomos todos a rolar em ritmo relaxado, a apreciar a paisagem. Zero de avarias, Zero de "contactos imediatos de terceiro grau", belo dia de sol, enfim.....em grande!
Também é mais que justa uma palavra sincera de reconhecimento às nossas representatens femininas. Que bom que foi poder contar com elas para abrilhantar a jornada. À Susana, à Cláudia, à Sandra e à Raquel, aqui fica o elogio devido pela vossa presença e capacidade de "sofrimento". Nem sempre é fácil encontrar mulheres de armas, dispostas a alinhar connosco. Sejam sempre muito bem vindas às nossas aventuras!
Temos ainda de agradecer a belíssima recepção na Pensão Manuel Pires. Foi simplesmente exemplar! O cantinho das entradas debaixo daquela ramada com as cervejas geladas à nossa espera, fez toda a diferença! E que bem que soube o banho na piscina.....!
A terminar, resta apenas despedirmo- nos e renovar o convite.
Em Setembro voltamos à estrada com duas propostas igualmente aliciantes.
Entre 10 e 12, rumamos ao Douro para um fim-de-semana em grande! Saimos "sexta" a meio da tarde e regressamos no Domingo.
A 30 de Setembro, arrancamos para mais uma aventura nos Pirenéus. Saímos a 30 de Setembro e regressamos a 05 de Outubro com a "barriga cheia"! Como habitualmente, voamos para Barcelona e as motos seguem e voltam de camião.
Em qualquer dos casos, estamos sempre à vossa disposição para esclarecer qualquer duvida que entretanto surja,



Um Grande Abraço a todos....




Manel, Tiago e Sérgio












sexta-feira, 9 de julho de 2010

Porto/Gerês - 10 de Julho


Meus caros,

Muito, muito obrigado pela vossa adesão ao passeio de amanhã! É com especial prazer que vos informo que amanhã somos......23 motos!
Pela nossa parte podem contar com um passeio de luxo, num belo dia de sol, por estradas de antologia.
Amanhã, pleas 8.15 a.m. lá vos esperamos no local marcado para um dia em grande. Entretanto aqui vos adiantamos algumas recomendações habituais neste tipo de programas:


Não se esqueçam dos calções de banho!

Não se esqueçam da boa disposição!

Não se esqueçam da mota!


O resto....nós levamos!


Um grande abraço a todos e mais uma vez.....muito obrigado a todos!


Sérgio Castel-Branco

Tiago S. Lopes

Manuel Barbosa



domingo, 4 de julho de 2010

Passeio de Moto/Almoço - Gerês 10 de Julho


Meus caros,

Por questões logísticas alteramos o local de almoço no Gerês. O novo local é mais uma vez ......secreto e só será revelado no inicio do passeio! Mas podem ter a certeza, ninguém vai ficar desiludido! De resto, mantem-se tudo. Saimos do Porto ( Bomba da Galp A 28 sentido Porto/Viana do Castelo) pelas 8.30h a.m.. Seguimos até S. João de Arga e...começa a festa! Estrada retorcida até Paredes de Coura com ligação igualmente divertida até Arcos de Valdevez.
Depois, uma pausa para café numa das bonitas esplanadas dos Arcos junto ao rio e toca a andar que se faz tarde! Mais à fernte, espera-nos outra grande estrada até ao Soajo. Descemos até Brufe e ainda com os pneus quentes, iniciamos um percurso absolutamente fantástico até à barragem de Vilarinho da Furnas. Uma vez aqui chegados..."quem tem unhas toca guitarra"!
Como já anunciei, teremos pela frente alguns km de terra em plena mata de Albergaria. Trata-se de uma estrada romana bem ao estilo das maxi trails. Quem não quiser sujar a fatiota tem sempre a alternativa de sguir até Rio Caldo pela estrada de S. Bento da Porta Aberta.
Terminamos o passeio no "tal local" à volta de uma mesa a ver o video e as fotos da nossa aventura - Long Way Home - do passado mês de Maio. Não se esqueçam dos calções de banho e claro....da Boa Disposição!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Porto/Gerês - 10 de Julho



Ora aí está! O prometido é devido. No próximo dia 10 de Julho voltamos à estrada para mais uma bela passeata de moto. Desta feita rumamos ao Gerês para mais uma grande almoçarada . Não nos faltam motivos para revisitar aquela que é considerada uma das casas mais bonitas de Portugal. A todos os que já são conhecidos juntamos mais um. Do Gerês para o mundo, é tempo de mostrar a todos o vídeo e as fotos do Long Way Home 2010.
Mas porque a vida é dura e nós não facilitamos, há que fazer por merecer o tão desejado almoço e o belo banho na piscina. Assim, saímos do Porto bem cedo pelas 8.30 a.m. para mais uma grande jornada de luta.
Começamos com uma ligação simples em auto-estrada até Arga de São João. Afinal há que aproveitar os últimos dias sem portagem das SCUTS! Depois, iniciamos um percurso ao nosso estilo pela fantástica Serra de Arga. Impõem-se naturalmente uma paragem para café e uma visita rápida ao Mosteiro. A vista é mais um postal ilustrado deste nosso “cantinho à beira mar plantado”. Seguimos em frente, rumo ao parque Nacional Peneda Gerês. Espera-nos uma espectacular estrada de montanha encravada num vale rodeada de escarpas imponentes. Chegados a S. João do campo há que tomar decisões. Os mais aventureiros podem seguir pela estrada romana até Albergaria. O percurso não é difícil mas é em terra. Os mais moderados podem sempre seguir em asfalto até à Portela do Homem. Em qualquer dos casos encontramo-nos em Albergaria onde iniciaremos a descida até à bonita Vila do Gerês. São cerca de 15 km de curvas e contra curvas que vão fazer as delícias dos amantes do Moto GP. Uma vez chegados às pontes de Rio Caldo, subimos em direcção a Vieira do Minho e já estamos perto do almoço.
O local exacto só é revelado no dia da partida, mas mais uma vez garanto….vai valer bem apena!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Long Way Home 2010 - Final Post





A 1ª edição do Long Way Home chegou ao fim. Para trás ficam 9 dias de viagem, 2.800 km de estradas fantásticas e acima de tudo… grandes momentos de boa disposição!
Impõem-se portanto um post final para celebrar esta grande aventura que começou em Barcelona a 21 de Maio e terminou no Porto (com muita pena nossa) no dia 29.
Antes de mais há que destacar o grupo e o ambiente vivido ao longo de toda a viagem.
Este foi, sem qualquer margem para dúvida o argumento principal que fez do Long Way Home um projecto de sucesso. A boa disposição constante, o espírito de grupo, a entreajuda e o respeito que nunca faltaram, a solidariedade ou a tolerância entre todos os viajantes, fazem com que, se sinta ainda mais a saudade daqueles 9 dias de estrada.
É de facto um privilégio rolar pela estrada fora com um grupo como este. Foi impossível ficar indiferente ao sorriso constante de todo o grupo ao longo de todo o passeio. É por isso mais que justa, a nossa sincera homenagem ao Marcos e á Cláudia que nunca se atrasaram e estiveram sempre em grande na nova GS 1200, à Maria João que brilhou ao mais alto nível na sua estreia em passeios de longa duração, à Rita e ao Fernando que mais uma vez nos brindaram com o seu bom humor constante, à Marta que com o seu sorriso tranquilo nos manteve a todos muito unidos e ao Sir Pedro Barbosa que com o seu espírito aventureiro e tolerante nos ensina a todos a tirar da vida o que de melhor ela tem para nos oferecer.
Depois há que realçar o cenário. Já não é a primeira vez que andamos por aquelas paragens. Sabemos à partida que, quer os Pirenéus, quer os Picos da Europa são autênticas “mecas” do moto turismo. Mas a verdade, é que nunca tínhamos feito um “tour” tão completo e desta vez, podemos afirmar com toda a segurança que agora….conhecemos o terreno! Na memória, ficam momentos inesquecíveis e de surpresa total. O passo de Bonaigua, a Route du Tourmalet, o Col D´Aspin, o Col D´Aubisque, a subida até La Molina, a chegada à Gavarnie, a HU 631 que atravessa a parte sul do Parque Ordesa e Monte Perdido ou a descida que liga o passo Le Pierre St. Martin ao Vale do Roncal, são alguns dos cenários que jamais esqueceremos. Mais perto da terra natal há ainda a registar os três desfiladeiros dos Picos da Europa ou a travessia do Somiedo. Ao virar de cada curva houve sempre uma boa surpresa que nos deixou a todos cada vez mais confiantes no que viria a seguir.
Há também que destacar o desafio em si. Como o próprio nome do “tour” indica, o objectivo era chegar a casa pelo caminho mais longo. Embora tenhamos passado por locais únicos durante toda a viagem, não podemos esquecer que à partida estávamos a 2.800 km de casa. Percorrer esta distância de moto, sem incidentes e sem nos deixar-mos vencer pelo cansaço….é obra! Mesmo nos momentos mais “difíceis” (os pneus completamente no osso da moto do Pedro ou o gasóleo no depósito da Varadero do Fernando) houve sempre a confiança que tudo se resolveria. É portanto mais que justa a palavra de agradecimento sincero que aqui deixamos a todos os que sem reserva, quiseram seguir connosco. A terminar, fica aqui a garantia de em breve voltarmos à estrada. Nós somos muito novos e ainda há muito para ver.
Venha o próximo que este….já ninguém nos tira!

domingo, 30 de maio de 2010

Long Way Home – Dias 7 e 8






Dia 7

A noite em Oviedo correu muito bem. Jantamos num restaurante castiço no centro cidade e ainda tivemos tempo para ir espreitar a “movida”. Nada de muito radical mas sempre deu para ficar com uma ideia.
Numa viagem como o Long Way Home, os horários não são compatíveis com os da vida nocturna pelo que, mais uma vez recolhemos cedo. E fizemos bem porque bem íamos precisar de toda a energia disponível para as emoções do dia seguinte.
Começamos com uma curta etapa de via rápida até à saída ideal para entrar no Somiedo.
O parque eram desconhecido para a maioria mas revelou-se uma agradável surpresa. Mais uma vez, alguns km volvidos estávamos rodeados de picos escarpados e paisagens verdejante e nem sequer faltavam os lagos para abrilhantar o cenário.
Melhor!!! A estrada que haveria de nos conduzir até San Emiliano, onde paramos para almoçar, era em……. TERRA! Os cerca de 4 km que percorremos até à vila foram sem duvida o highlight do dia. No final da descida ninguém conseguia esconder a emoção por termos tido o privilégio de atravessar aquele vale de moto, num grande dia de sol.
O período da tarde foi menos emocionante mas foi totalmente compensado pela chegada a Sanábria, mais concretamente à Posada Real La Pascásia. Não podíamos ter escolhido melhor local para o jantar de encerramento!

Dia 8

O oitavo dia foi feito em ligação até ao Castelo do Queijo, onde chegamos à quatro da tarde, tal como anunciado.
Pelo meio ficou um grande almoço em Chaves e a despedida do Fernando e da Rita que rumaram à capital, já totalmente adaptados à nova versão da Honda Varadero TDI.
Resta-nos agradecer à Raquel, à Runi, à Patrícia, à Carmo, ao Zé Maria, ao Pedro Mariares, ao Filipe S. Silva, ao Luís Albuquerque, ao “Patinhas”, e aos demais presentes, que tiveram a gentileza de nos receberem à chegada. Foi muito bom regressar a casa ….. pelo caminho mais longo!