sábado, 30 de abril de 2011

Provença-Alpes-Côte D´Azur - 2ª Etapa (250 km)

A 2ª etapa do tour é "a sério"! Será uma etapa preenchida em todos os sentidos. Quer seja pelos km ou pela quantidade de locais a visitar, o certo é que vamos todos chegar ao fim do dia a merecer um belo banho de piscina! Logo ao amanhecer, iniciamos um périplo pelas mais emblemáticas Vilas do Luberon. As famosas "Hilltop Villages" são todas muitos próximas umas das outras mas sugerem paragens prolongadas para apreciar o cenário. Como o próprio nome indica, situam-se no topo dos montes. As casas foram todas construídas em torno de um Castelo e as vinhas e terrenos de cultivo espalham-se pelas encostas circundantes. Aqui, o charme é a palavra de ordem! As ruas estreitas e o estilo medieval convidam a pausas relaxantes nas bonitas praças que caracterizam a arquitectura da época.
A gestão do tempo será crucial. A segunda metade da etapa marca
a entrada na montanha e as estradas estreitas e às curvas que já são imagem de marca dos nossos passeios, voltam a ser protagonistas.
Há muitas surpresas mas a subida ao "Mont Ventoux" será seguramente um "hit"! Chegar aos 2000 metros a lutar contra o "Mistral" vai ser um desafio...interessante!
De qualquer modo, é preciso "sofrer" para merecer o prémio do final do dia.
À nossa espera está um simpático hotel com uma piscina ideal para sacudir o pó da contenda.
Segue-se o tradicional "ronco" ao cair da tarde e um jantar que se prevê animado, pleno de belas conversas.
A horas "decentes"....cama. O dia seguinte é igualmente
completo e
exige alguma "mão de obra"!
Mas sobre isso....falaremos em devido tempo!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Provença-Alpes-Côte D´Azur - 1ª Etapa (65 km)



A primeira etapa do Tour será obviamente curta. No dia 17 (Sexta-Feira) chegamos a Marselha pelas 17.30 pelo que, não nos restam muitas horas de luz para rolar. Acresce que ainda temos de levantar as motos na base logística o que por certo vai levar algum tempo.
Assim, optamos por fazer uma
etapa com apenas 65 km para chegar ao primeiro hotel a tempo e horas de jantar e repousar tranquilamente.
Por outro lado, no dia seguinte acordamos no "coração" da Provença o nos vai permitir "rentabilizar" ao máximo os dias de viagem
O local escolhido foi La Roque-d´Antherón. Esta pequena vila situada às portas do Luberon tem cerca de 5089 habitantes e é sobejamente conhecida pela preenchida agenda cultural que proporciona aos visitantes. Em Junho, a Vila promove a festa da
cereja e enche-se de cor e boa disposição.
Ficaremos alojados na Mas de Jossyl. As fotos falam por si. É
um local confortável e
acolhedor que nos vai certamente proporcionar uma bela noite de repouso. O jantar já está marcado e com sorte,
pode ser que sejamos brindados com um "recital" de piano à sobremesa.
No entanto, há que ter cuidado. A etapa do dia seguinte é "a sério" e exige uma noite bem
dormida. Serão cerca de 240 km preenchidos com muito para ver. As "Hilltop Villages" do Luberon estão à nossa espera e obrigam a paragens prolongadas para as visitas e fotos da praxe. A subida ao Mont Ventoux também vai ser exigente e
obrigará igualmente a paragens estratégicas para apreciar a paisagem Mas sobre isso....falaremos no próximo "post"!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Provença-Alpes-Côte D´Azur - Tudo a postos!

Meus Caros,

Está tudo pronto para a partida. Após 3 meses de árdua preparação, o nosso "Tour" à Provença-Alpes e Côte D´Azur está finalmente concluído. Durante 7 dias percorreremos cerca de 1.600 km com passagem obrigatória pelos locais mais emblemáticos da região.
Este, será talvez o tour mais completo que alguma vez fizemos.
Começamos no "coração" da Provença com duas etapas que nos vão permitir conhecer as famosas "Hilltop Villages" do Luberon.
Bonnieux, Gordes, Menérbes ou Oppède le Vieux são algumas das vilas onde vamos passar e que ficarão certamente na memória de todos. Seguir-se-à o primeiro contacto com a montanha do passeio numa subida impressionante que nos levará ao topo do Mont Ventoux.
Teremos ainda a oportunidade de ver o maior lago artificial da Europa (a seguir ao
Alqueva) e concluímos o 2º dia às portas dos Alpes.
As 3ª e 4ª etapas serão inteiramente dedicadas à montanha. Aqui, aliamos o prazer da condução às paisagens fabulosas que dominam a região. O percurso prevê passagem obrigatória pelos Col´s e desfiladeiros mais famosos
dos Alpes. Alpes D´Huez, Col D´Izoard, Route du Galibier e o Col de La Bonette, são alguns dos Higlights da nossa viagem de Junho.
Na 5ª etapa iniciamos a descida para a costa mediterrânica. O percurso promete. Será por certo um "hit" descer o Col du Turini aos comandos das nossas motos.
Viver ao vivo e a cores as emoções da descida da etapa mais famosa do Rally de Montecarlo, vai ficar na memória de todos por muitos e muitos anos. Terminaremos o dia junta ao mar a apreciar o azul perfeito do Mediterrâneo.
No sexto dia regressamos à montanha. Espera-nos um etapa memorável que inclui a passagem pelas Gorges du Cians e Daluis. A cor vermelha da rocha que resulta
do minério de ferro que corre pelas águas dos rios que atravessam os desfiladeiros vai dar muito que fazer ás máquinas fotográficas das penduras. Afinal, são elas as grandes responsáveis pelos registos fantásticos que temos acumulados ao longo dos anos. E não é fácil, podem crer! Quanto aos pilotos, o melhor é mesmo manterem a concentração total na condução. A rota é
toda às curvas, por estradas estreitas encravadas na montanha. O dia acaba em Castellane, às portas do Grand Canyon du Verdon. Imperdível!
O 7º dia prevê duas passagens pelas Gorges du Verdon
(Norte e Sul) e acaba mais uma vez junto ao mar
na Baía de St. Tropez. Em pleno Verão, vai ser difícil resistir a uma bela "banhoca" nas águas quentes do Mediterrâneo.
Terminamos o passeio a caminho de Marselha, numa etapa curta junto à costa de 150 km.
Durante a próxima semana os "post´s" aqui publicados serão dedicados ao hotéis escolhidos para o alojamento do grupo.
Uma última nota para os inscritos; a entrega das motos para embarque está marcada para 5ª feira, dia 09 de Junho nas instalações no Porto do nosso parceiro habitual. Os que nos acompanham pela primeira vez, serão atempadamente informados das coordenadas do local.
Vai ser muito melhor do que ficar em casa!