quinta-feira, 25 de março de 2010

LONG WAY HOME - Stage 3 Sort/ Luz St. Saveur - 23 de Maio





A data da viagem foi pensada ao pormenor. No fim de Maio, os Pirenéus enchem-se de cores garridas que anunciam o auge da Primavera. Em principio a temperatura será amena mas há que contar com o frio típico da altitude. A nossa cota média será os 2000 metros pelo que não vai ser difícil avistar neve nos pontos mais altos da cordilheira.
Mais uma vez o ataque á montanha será feito pelo lado espanhol. Assim, garantimos a passagem pelo Parque Nacional de Aiguestortes e Estany de Sant Maurici, sem duvida um dos pontos altos da viagem. O acesso ao parque é condicionado a viaturas oficiais pelo que não será possível atravessá-lo de uma ponta a outra. De qualquer modo, há sempre a possibilidade fazer um tour aos locais mais apetecíveis.
Localizado na zona ocidental do Pirinéu Catalão, o Parque foi fundado em 1955 e cobre uma área aproximada de 40.000 hectares. O elemento predominante em todo o parque é a água, facto que é facilmente explicado pela acção glaciar que outrora dominou a região. Durante os diversos períodos glaciares, grandes massas de gelo ocuparam todos os vales da região e foram moldando a paisagem até esta adquirir o seu aspecto actual.
Durante a viagem vamos ter oportunidade de perceber a origem do nome atribuído ao parque. Aiguestortes e Estany são denominações atribuídas a fenómenos hídricos naturais que resultaram no aparecimento de pequenos lagos de tom azulado ligados por uma rede infindável de canais que se entrecruzam no fundo dos vales.
Reflectindo-se nas águas límpidas e azuladas dos lagos, as silhuetas escarpadas dos cumes, com vários roçando os 3000 m de altitude, dão à paisagem um toque de grandiosidade e inacessibilidade.
No que toca à condução o dia vai ser igualmente memorável! Com passagem garantida pelo Col du Tourmalet não vai faltar adrenalina. A descida até La Mongie vai ser particularmente interessante!
O dia termina em beleza. Ainda com as paisagens de Aiguestortes e a rota do Toumalet na memória entramos no Parque mais emblemático de toda a região. A etapa termina na bonita vila de Luz Saint Saveur em pleno coração do Parque Nacional dos Pirenéus. Cá fica mais um “videozito” para abrir o apetite!
http://www.youtube.com/watch?v=W7LK2xNSJtw

sexta-feira, 19 de março de 2010

LONG WAY HOME – Stage 2 Girona/Sort – 22 de Maio





O segundo dia será de adaptação. Saímos de Girona pelo lado ocidental da montanha rumo a Sort.
Serão vários os higlights do dia. De início, rolaremos por uma estrada tranquila tipo postal ilustrado. Mas à medida que nos formos aproximando do grande maciço rochoso as coisas mudam de figura. A imponência do cenário começa a fazer efeito e as unhas vão começar a crescer. Espera-nos um tapete de asfalto sinuoso ladeado por encostas graníticas de respeito. Ideal para quem gosta de aparar a rebarba de borracha do perfil dos pneus. Tudo dentro dos limites aceitáveis da segurança claro está!
Já com os pneus quentes mantemos o cenário. À esquerda da rota prevista teremos o primeiro contacto com o primeiro Parque Natural do percurso – Parc Natural del Cadi – Moixeró. O parque foi fundado em 1983 com o objectivo de preservar uma das mais importantes cadeias montanhosas dos Pirenéus. As encostas escarpadas de ambos os sectores (norte e sul) dominam a paisagem do parque que herdou das duas serras (cadi e moixeró) o nome pelo qual é conhecido. Serão vários os motivos que nos vão fazer querer abrandar o ritmo de viagem. O maciço da Pedraforca será por certo um deles. São 800 metros de muralha vertical que fazem as delícias dos amantes da escalada. Pela nossa parte, ficamo-nos pelas fotos!
Daí seguiremos até Sort a rodar por belas estradas e a apreciar a paisagem.
Os mais curiosos podem sempre ver o vídeo daquilo que os espera. É só seguir o link abaixo indicado para ficar com uma pequena ideia do que têm pela frente. Os outros podem por a imaginação a trabalhar.
Sem dúvida, a aventura “começa” aqui!

terça-feira, 16 de março de 2010

LONG WAY HOME – Stage 1 Barcelona/Girona – 21 de Maio





O dia vai ser longo. Saímos do Porto rumo a Vigo e de Vigo voamos para Barcelona onde chegaremos pelas 16.15 h. Uma vez em solo catalão não há tempo a perder. Após uma viagem curta até à plataforma logística da Agility, há que preparar as motos para o primeiro “round”.
A primeira etapa será apenas de ligação. Rolaremos só 100 km até Girona onde ficaremos a dormir na primeira noite.
Girona é uma cidade carregada de história encravada no vale do Ter. Não faltam motivos para querer ficar por lá uns dias. As influências árabes na arquitectura da cidade ficam bem patentes nos inúmeros edifícios históricos que abundam na parte antiga de Girona. A “Força Vella” (muralha que outrora protegeu o centro da cidade) esconde a Catedral de origem românica e é um dos locais que vale a pena visitar.
Mas o motivo principal que nos faz parar aqui pouco ou nada tem a ver com cultura. Girona é uma cidade estratégica em toda a nossa viagem. Chegar aqui no primeiro dia, permite-nos ganhar força para atacar a grande montanha no dia seguinte. Aí sim, começa a aventura!

sexta-feira, 12 de março de 2010

LONG WAY HOME – O início


O nome não foi escolhido ao acaso. Das várias conversas que tivemos sobre viagens de moto o “regresso a casa” e o “caminho mais longo” forma expressões constantes. Regressar é sempre bom. Regressar pelo caminho mais longo é ainda melhor. Após uma viagem de moto não há nada melhor do que chegar a casa, rever a família e contar aos amigos as inúmeras aventuras vividas. Sobretudo se tivermos a certeza que não ficou nada por fazer!
Estava decidido. Pelo menos uma vez por ano haveríamos de partir de um qualquer ponto da Europa e regressar a casa….pelo caminho mais longo!
Tomada a decisão, havia que escolher o trajecto. Felizmente não faltaram opções. Se há coisa que sabemos fazer é olhar para um mapa e definir o melhor percurso para uma viagem de moto. Mas o percurso é apenas uma pequena parte de um todo ao qual chamamos viagem. Para além da rota é preciso saber escolher locais de paragem, hotéis e restaurantes que nos encham as medidas. Para além disso, não podemos esquecer que o tempo é limitado. Felizmente, todos nós temos para onde voltar e o que fazer depois de uma bela jornada de luta.
Tudo ponderado chegamos a um consenso. Partimos de Barcelona no dia 21, rumo ao Porto onde chegaremos no dia 29 de Maio. A aventura é garantida. Serão 9 dias de puro divertimento. Cruzaremos a fantástica cordilheira dos Pirenéus desde o mediterrâneo até ao atlântico, seguiremos até ás belas paisagens dos Picos da Europa e entraremos em Portugal pelo Parque Natural de Montesinho. Pelo meio faremos paragens obrigatórias em locais absolutamente fantásticos. A passagem pelo Parque Natural de Aiguestortes, o nascer do dia na belíssima Gavarnie em pleno Parque Nacional dos Pirinéus ou a visita aos lagos dos Picos da Europa, serão por certo momentos inesquecíveis.
Depois é a “rolar” até ao Porto com mais uma grande história na bagagem para contar aos netos.

terça-feira, 9 de março de 2010


É verdade. Já estamos na net. A partir de agora e regularmente, aqui vos daremos conta de todos os pormenores da nossa grande aventura que começa no próximo dia 21 de Maio. O itenerário já é do conhecimento de todos. Saímos de Barcelona, atravessamos os Pirinéus, rumamos aos Picos da Europa e regressamos ao Porto. Vão ser 2.500 Km de pura diversão! Belas estradas, paisagens fabulosas, grandes jantaradas e acima de tudo muito boa disposição! Ao longo de 9 dias vamos cruzar 5 parques naturais por estradas indispensáveis ao curriculum de qualquer motociclista. Pelo meio, ainda vamos ter tempo de passar por alguns dos locais mais emblemáticos da região. O Col du Tourmalet, o Val D´Aran e o Lago Ercina serão pontos de passagem obrigatórios desta nossa aventura.
Durante os próximos dois meses e até ao dia da partida, aqui publicaremos uma descrição sumária de cada uma das etapas. Naturalmente, ficamos à espera de comentários e sugestões que possam contribuir para o enriquecimento deste nosso projecto.
A "coisa" já está a mexer. Por esta altura já temos 2 companheiros de luta a preparar a bagagem.
Venham mais 10!